0.000
Nome do Grupo
3-D
Componentes

Formação original:

Antonio Adolfo

Cacho Pomar

Nelson Serra

Em outras formações:

Dom Um Romão

Carlos Monjardim

Gusmão

Novelli

Victor Manga

Dados Históricos e Artísticos

Trio formado em 1963 por Antonio Adolfo (piano) e Cacho Pomar (contrabaixo), com Nelson Serra e Dom Um Romão revezando na bateria.

No ano seguinte, foi contratado pela RCA Victor e lançou o LP “Trio 3-D”, com a participação de Arisio (violão) e Claudio Roditi (trompete).

Em 1965, com Carlos Monjardim no contrabaixo, gravou o LP “O Trio 3-D convida”, que registrou arranjos de Eumir Deodato para as canções “Só tinha que ser com você” (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira) e “Peter Samba” (Durval Ferreira e Maurício Einhorn), além da participação dos trombonistas Edson Maciel e Raul de Souza, e dos saxofonistas J.T. Meirelles e Paulo Moura. Ainda nesse ano, participou do “IV Festival do Balança – O Maior Som Universitário do Brasil”, ao lado de Pedrinho Mattar, Jongo Trio e Gilberto Gil. Atuou, também com Eliana Pittman e Wilson Miranda, com Novelli (baixo) e Victor Manga (bateria).

Em 1966, alterando o nome para Conjunto 3-D, lançou o LP “Conjunto 3-D”, com a participação do guitarrista Hélio Delmiro, estreando em disco, ao lado de Antonio Adolfo, Gusmão (contrabaixo) e Nelson Serra, e dos cantores Eduardo Conde e Beth Carvalho.

Em 2002, o disco “O Trio 3-D convida”, produzido originalmente por Roberto Jorge, foi reeditado em CD, em produção assinada por Arnaldo DeSouteiro.

Discografias
1966 Copacabana LP Conjunto 3-D
1964 RCA Victor LP Trio 3-D