0.000
Nome Artístico
Coronel Narcizinho
Nome verdadeiro
Narciso Gomes da Silva
Data de nascimento
26/6/1922
Local de nascimento
Piauí
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Radialista.

Dados artísticos

Iniciou a carreira de radialista em 1947. Em 1957, teve o coco “Cabo João”, parceria com J. Mendonça, gravado por Zé Fernandes, na Sinter. No início dos anos 1960, apresentou na Rádio Mayrink Veiga do Rio de Janeiro o programa “Alvorada sertaneja”. Em 1960, teve o forró “Unha de gato”, parceria com Adolfo Pereira, gravado por Adolfo do Acordeom, pela Sertanejo. No mesmo ano, lançou o LP “Entardecer no sertão”, pela Chantecler. Em 1961, gravou o baião “Jurei me vingar”, parceria com Elias Soares e a valsa “Marina”, com José Cenília. No mesmo ano, teve o choro “Noca no choro”, parceria com Noca do Acordeom, gravada pelo próprio Noca do Acordeom. Em 1962, Mineirinho gravou ao acordeom, o choro “Pé na tábua”, parceria com Mineirinho, e Geraldo Nunes gravou, na Continental o rasqueado “As três Marias”, parceria dos dois. No mesmo ano, gravou pela Caboclo, o coco “Os cabelos de Maria”, para o qual fez os arranjos e o valseado “Caboclinha”, parceria com Passos e Passinho.

Ainda em 1962, lançou o LP “Lembrança da Hora sertaneja”, pela Discobrás, no qual interpretou, entre outras, a valsa “Marina” e o baião “Ela é”, parceria com Pereirinha e José Reis e a poesia musicada “Jura de caboclo”, com Pereirinha, além de contar com participações especiais das duplas Dupla Zoológica e Rancheiro e Rancheirinho. Nesse ano, teve a composição “Cruzaltense”, parceria com José M. Guimarães gravada pelo músico gaúcho José Mendes no LP “Passeando pelo pago” lançado pela Continental.

Em 1978, lançou pela Aladdin/K-Tel o LP “Forró no cerrado”. Em 1981, completou 5 anos de apresentação na Rádio Guanabara do programa “Crepúsculo na fazenda” levado ao ar de segunda a sexta-feira das 16 às 18 h. Em 1982, participou do disco “Os guardiões da música sertaneja”, no qual interpretou os baiões “Meu sertão” e “Ai, Piauí”, de sua autoria com Miliano e Hamilton de Oliveira.

Discografias
1982 Continental LP Os gaurdiões da música sertaneja
1979 Aladinn/K-Tel LP Forró no cerrado
1978 Uirapuru/CBS LP Hora sertaneja
1962 Discobrás LP Lembrança da Hora Sertaneja
1962 Caboclo 78 Os cabelos de Maria/Caboclinha
1961 Sertanejo 78 Jurei me vingar/Marina
Obras
As três Marias (c/ Geraldo Nunes)
Caboclinha (c/ Passo e Passinho)
Cruzaltense (c/ José M. Guimarães)
Jurei me vingar (c/ Elias Soares)
Marina (c/ José Cenília)
Noca no choro (c/ Noca do Acordeom)
Pé na tábua (c/ Mineirinho)
Unha de gato (c/ Adolfo Pereria)
Bibliografia Crítica

AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.